O Sindsaúde/ES teve hoje uma reunião com o governo do estado a convite do governador Renato Casagrande. O governador queria informar sobre ações referentes aos interesses dos servidores, que estão sendo tratadas no âmbito da administração estadual.
Sobre o piso salarial da enfermagem, o governador informou sobre a falta de resposta do STF referente ao ofício enviado solicitando autorização para o que o Espírito Santo efetue o pagamento.
Casagrande solicitou o mês de fevereiros para elaborar Projeto de Lei a ser encaminhado para a assembleia sobre o piso com pagamento retroativo a janeiro contemplando todas as demandas pertinentes ao tema. Lembramos que o próprio governador assumiu conosco o compromisso de adotar o piso como pagamento para os trabalhadores e trabalhadoras da saúde e vamos continuar cobrando por isso
Ainda esse mês ele vai a Brasília e se reunir com o Ministério da Saúde discutir com o GT que debate esse assunto sobre como será viabilizado. Ao mesmo tempo vai cobrar a resposta ao STF do ofício que foi encaminhado soliciatando autorização para efetuar o pagamento
A reunião também tratou-se sobre a pauta do Sindsaúde/ES, sobre a qual saímos com as seguintes informações:
CARREIRA: A SEGER apresentará até 20/02 o resultado de estudo sobre as carreiras extintas e em vacância das áreas administrativas, para assim iniciarmos as negociações de reestruturação das carreiras da saúde.
APOSENTADORIA DE EX-CELETISTAS: Servidores ex-celetistas que estão inseridos na ADIN 18721. A SEGER e o IPAJM apresentarão ao Sindsaúde/ES ainda no mês de fevereiro um relatório sobre a situação desses trabalhadores e quais os encaminhamentos que deverão ser tomados.
A partir de março de 2023 se iniciarão discussões junto à SEGER de estudo da tabela referencial de progressão de carreira a fim de aumentar mais um nível e casas na tabela de subsídios.
TÍQUETE E REAJUSTE SALARIAL: Reajuste no tíquete alimentação e salários para servidores públicos em geral. Em março o governo apresentará o estudo do impacto financeiro e quais propostas para viabilização do mesmo.
LEI DE DIÁRIAS: PGE está realizando reavaliação da Lei de Diárias vigente no Estado
Para a presidenta do Sindsaúde, Geiza Pinheiro, a reunião foi produtiva, com mais encaminhamentos em relação ao piso da enfermagem, como às demais demandas da categoria, principalmente dentro do contexto do mês de janeiro que é um mês turbulento na administração.”Mas, mais uma vez defendemos nossa pauta e saímos com algumas respostas, que vamos cobrar com certeza”, afirma a presidenta.