Com participação de delegados da base municipal de todo o estado, a reunião aconteceu na sede do Sindsaúde, no Centro de Vitória. Além de fortalecer a união da categoria, a atividade elaborou várias propostas para a luta dos municípios.
Nos dias 6 e 7 de junho, o Sindsaúde/ES recebeu delegados da base municipal de todo o Estado para a reunião do Coletivo de Assuntos Municipais, em sua sede, no Centro de Vitória. Durante dois dias de atividades os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) participaram de formação, realizaram diagnósticos e elaboraram propostas para melhorar as condições de trabalho da categoria.
A atividade começou às 9 horas da manhã com credenciamento, coffee break e divisão dos delegados em grupos de trabalho, os chamados GTs, para realizar um diagnóstico detalhado das condições dos ACE e ACS em cada município.
A partir das 13 horas, foi realizada a mesa de abertura com a presidenta Geiza Pinheiro e o diretor de Assuntos Municipais Alberto Nogueira. Após prestar respeito pelo companheiro Chico Bento, recentemente falecido, a representante da FENASCE Andressa dos Anjos realizou uma apresentação via zoom. Ela explicou as leis que regulamentam a atuação dos agentes, destacando os direitos e deveres da categoria.
Também reforçou a importância da luta conjunta entre sindicato, federação e categoria. “Eu quero deixar o meu orgulho de fazer parte dessa categoria, lutar ao lado do Sindsaúde e integrar a FENASCE. E quero deixar esse recado: Confiem no sindicato de vcs, confiem nas pessoas que estão aí sempre defendendo vocês por que tudo que conquistamos hoje foi na luta”, completou. Ao final respondeu às dúvidas dos delegados sobre financiamento, portarias do governo, moradia e muito mais.
A programação seguiu com informes da assessoria jurídica do Sindsaúde com o Dr. Alexandre Zamprogno e a Dra. Lorena Bianchi. Entre anúncios sobre o andamento dos processos, eles ressaltaram a importância do atendimento jurídico gratuito que o sindicato fornece aos sindicalizados.
O dia encerrou com cada GT apresentando ao Sindsaúde/ES seu diagnóstico, que incluía as mudanças desde a última reunião do coletivo, principais reivindicações, sugestões e outros pontos relevantes.
2º dia: propostas e assembleias
Na sexta-feira, os delegados se reuniram para a última parte do evento: avaliar os diagnósticos e extrair deles propostas com o objetivo de melhorar a vida dos trabalhadores. Além disso, os municípios identificados como prioritários – ou seja, aqueles com várias violações contra os agentes – terão assembleias agendadas. O cronograma será divulgado em breve nas redes sociais do Sindsaúde/ES.
Para a presidenta Geiza Pinheiro, a reunião do coletivo, foi um marco importante para o fortalecimento da luta dos ACE e ACS em todo o Estado. Ela destaca que tudo que foi conquistado na última década veio da luta conjunta de toda a categoria, realizada a partir de reuniões como a do coletivo. Além disso, reforça que o Sindsaúde/ES continua firme no compromisso de defender os direitos da categoria e promover melhorias nas condições de trabalho.
Para o diretor Alberto Nogueira a reunião foi muito positiva, conseguindo atingir vários objetivos. Além de avaliar a situação dos municípios, Nogueira reflete que foi um momento importante para reforçar o senso de pertencimento e dever dos delegados e delegadas. “O Sindicato somos todos nós. É importante que os delegados compreendam isso profundamente. Na minha avaliação, com esse encontro, conseguimos reforçar esse sentimento”, conclui.
Fique atento às nossas redes sociais para acompanhar as próximas etapas e o cronograma de assembleias nos municípios prioritários.