O Sindsaúde/ES se reuniu ontem (26/06) com a nova Secretária de Saúde de Vitória, Magda Cristina Lamborghini, e já levou as pautas dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.
Entre as demandas apresentadas estão Incentivo Adicional, Insalubridade sobre o salário base, declarações médicas ou escolares , Uniformes, nomeação de novos ACEs e ACS’s e condições de trabalho. Confira o retorno às demandas apresentadas:
INCENTIVO ADICIONAL: A Secretária disse que será feita uma avaliação técnica entre SEMUS e SERGES e dará uma devolutiva.
INSALUBRIDADE SOBRE O SALÁRIO BASE: O Sindsaúde-ES ressaltou que é lei federal (13.442/16) e que o município hoje paga a Insalubridade sobre o menor salário da tabela de vencimentos. A Secretária disse que será feito um levantamento junto ao corpo técnico para poder dar um retorno.
DECLARAÇÕES MÉDICAS OU ESCOLARES: O Sindsaúde/ES cobrou uma resposta da secretária, lembrando que em gestões anteriores não se exigia a compensação das horas de até duas declarações por período. Magda ressaltou que já foi pedida uma avaliação técnica e jurídica para que possa se apresentada uma devolutiva aos servidores.
UNIFORMES: Foi informado que a empresa que fornecerá os uniformes atrasou a entrega e a SEMUS ja notificou a mesma para que cumpra logo a entrega dos mesmos.
NOMEAÇÃO DE NOVOS ACE E ACS: a informação é que o Ministério da Saúde ainda não acatou o pedido de credenciamento de novos agentes feito pelo município.
CONDIÇÕES DE TRABALHO: Sobre este tema, o Sindsaúde/ES relata que em algumas US é preciso melhorias nos espaços usados pelos ACEs e ACS’s, e foram relatados casos pontuais; sobre o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), o sindicato solicitou que seja melhorada a iluminação externa e na sua entrada principal, e também solicitou melhorias nas salas usadas pelos ACE’s e outros profissionais. A secretária disse que melhorias serão executadas no CVSA.
Participaram da reunião, pela gestão, a Secretária de Saúde, Magda Cristina Lamborghini, a Subsecretária, Fabrícia F. Pereira Lima de Oliveira, o Secretário Executivo do Conselho de Saúde, José Eduardo Gava e a Gerente do Trabalho em Saúde, Camila Paula Jorge Lelis. Pelo sindsaude-ES, os diretores Romário Florentino e Wilta Maria Tosta e a delegada sindical Ana Cláudia Soares.