Aconteceu ontem, no auditório do Himaba, em Vila Velha, um evento para marcar o Dia Internacional contra a Homofobia. O evento foi promovido pelo Assessor de Hospitalidade e Presidente do GTH, Natã Silva, que percebeu que os trabalhadores sentiam falta de debater o assunto e suas implicações no ambiente de trabalho. Na abertura, Natã falou sobre a importância do tema em questão. Participaram da atividade trabalhadores do hospital, diretores, gerentes, coordenadores e supervisores de áreas.
Foi uma oportunidade de discutir e conhecer experiências voltadas ao aprimoramento das iniciativas de enfrentamento da LGBTfobia no ambiente de trabalho. Para tanto, foram convidadas duas pessoas ligadas a essa luta. O tema geral do evento foi “Respeito e Diálogo a favor da vida”. Para falar sobre “Dados no Brasil (Números de LGBTfobia e Casos de LGBTfobia)”, foi convidada a Coordenadora da Aliança LGBTIES e diretora de Direitos Humanos da Fams, Layza Lima. Layza trouxe sua experiência de mulher trans e de sua militância na luta contra a LGBTfobia. Trouxe ainda o debate sobre a homofobia como crime imprescritível. A segunda convidada foi a Atriz e Apresentadora, Lara Lestrange. Lara falou sobre “A discriminação homofóbica por meio do humor: naturalização e manutenção da heteronormatividade no contexto organizacional”.
O Sindsaúde/ES em todo momento apoiou a iniciativa e teve como representante na atividade a diretora Rita De Boni. Parabenizamos a iniciativa e os organizadores do evento e nos colocamos à disposição para futuras parcerias.