O SindsaúdeES condena veementemente as agressões às instituições do país e os crimes cometidos na tarde desse domingo, 8 de janeiro de 2023, em Brasília-DF.
As manifestações populares e a liberdade de expressão não podem ser confundidas por atos criminosos como esses cometidos por inimigos da democracia. Sob quaisquer hipóteses, é imperativo que não sejam maculados por atos criminosos de pessoas que agem com requintes de vandalismo e agressividade e, tampouco, podem ser o tom e a propulsão para oportunistas distoantes das leis e do bom convívio cidadãos.
A democracia brasileira e o pleno diálogo entre instituições e a sociedade só podem prosperar em seara imperial da ordem pública e das leis. De maneira contumaz e inegociável, primamos pelo respeito ao povo brasileiro, às urnas e às instituições democráticas de direito, onde a segurança institucional do Estado brasileiro se mantêm inviolável e soberano.
Corolário, para a construção da democracia de um país, é imprescindível que as instituições estabelecidas, de direito e de fato, possam cumprir os seus papéis. Repudiamos veementemente a ação dos invasores e dos responsáveis envolvidos nos ataques às sedes dos três poderes constitucionais brasileiros e ao patrimônio público. Convocamos as instâncias máximas instituídas no Brasil a manifestarem os agravos da lei e as devidas aplicações das punições consonantes ao império da lei.
Portanto, manifestamos o nosso apoio à presidência da República, ao Supremo Tribunal Federal, à Câmara e ao Senado Federais às suas decisões e operações legais no sentido da restauração da Democracia e o do Estado de Direito brasileiros. Desejamos, em tempo, que saiam mais fortalecidos e estruturados para manutenção da soberania nacional, segurança e a proteção ao povo brasileiro.
Diretoria do Sindsaúde/ES